20 curiosidades sobre Jeannie é um Gênio

Barbara Eden & Larry Hagman in I Dream of Jeannie (September 1965 - May 1970, NBC)
A história de "Jeannie é um Gênio" está diretamente ligada ao sucesso de outra série, "A Feiticeira", lançada um ano antes. Estrelado por Elizabeth Montgomery, o sitcom é considerado um dos cinquenta melhores já produzidos pelos Estados Unidos até hoje.  A imagem da personagem também ficou tão colada à atriz que ela é lembrada pelo papel até a atualidade. A série estreou em setembro de 1964 e incomodou tanto a concorrência que pouco tempo depois o canal "NBC" encomendou ao produtor Sidney Sheldon uma comédia para concorrer com ela.
Você provavelmente deve conhecer o escritor Sidney Sheldon, mas mesmo antes de se aventurar pelo mundo dos romances de mistério, o romancista já era um bem sucedido roteirista americano. Ele tinha ganhado um Oscar de Melhor Roteiro pelo filme "O Solteirão Cobiçado", em 1948; e um "Tony" pelo musical "Redhead", em 1959. A produção confiava nele, mas "Jeannie é um Gênio" foi um sucesso que se deveu muito mais à respiração do roteirista que à transpiração. Sheldon sonhou com o esboço da série "Jeannie é um Gênio" enquanto dormia. Daí o título "I dream of Jeannie", que em português pode ser interpretado como "Sonho com Jeannie". Como o nome da personagem principal "Jeannie" é um trocadilho com a palavra homófona "Genie" (gênio), também pode ser traduzido como "Jeannie dos meus Sonhos", ou seja, "O Gênio dos meus Sonhos".
Com o projeto inicial nas mãos, Sidney Sheldon partiu para a próxima etapa: a escolha da atriz que melhor encarnaria o "seu gênio". A princípio ele não queria uma comediante loira para que a protagonista se distinguisse da personagem principal de "A Feiticeira". Eden foi a única loira a participar das audições para a série e ficou com o papel. Por quê? Por pura casualidade. Um ano antes, Barbara Eden trabalhou no filme "Um Gênio entrou lá em Casa" (The Brass Bottle, 1964) e quando  soube da experiência dela em uma produção do gênero, Sidney achou que ela era a escolha perfeita para a proposta do seriado. 
Depois a atriz começou a receber aulas de língua persa que seria usada no primeiro capítulo, quando o major Anthony Nelson (Larry Hagman) a liberta da garrafa. 
A série se mostrou inovadora sob vários aspectos. O melhor amigo do major Nelson, Roger Healey (Bill Daily), era um solteirão que só pensava em curtir a vida. Paralelamente, Jeannie e o major vivem juntos sem serem casados. O comportamento não era bem visto pelos americanos da época, mas já era a realidade de muitos casais estadunidenses dos anos 60.
Por isso a produção teve cuidado para não chocar ainda mais os telespectadores. Para que o público não pudesse ver as pernas da atriz através do tecido fino, o traje de harém de Barbara Eden foi forrado com seda. O umbiguinho que ficou de fora em alguns capítulos teve que ser escondido alguns episódios depois. A barriga da estrela também teria que ser coberta com um véu na primeira temporada, porque Eden descobriu que estava grávida quando soube que estrelaria a série. Agora vamos para as curiosidades:   
  1. Jeannie nasceu a 1 de abril de 64 A.C. Uma ariana, portanto!  Ela era uma princesa que foi condenada a viver aprisionada em uma garrafa, aos trinta anos, pelo malévolo "Blue Djinn", quando se recusou a casar com ele.  
  2. "Blue Djinn" era interpretado pelo ator Michael Ansara, marido de Barbara Eden na vida real. Os dois se conheceram quando ela filmava "Como agarrar um Milionário"; e ele, "Broken Arrow", casando-se pouco tempo depois, em 1958. Quando ela contracenou ao lado de Elvis Presley no filme "Estrela de Fogo", a mídia especulou que Eden provavelmente não resistiria ao charme do galã. A ponto de a rotularem como "a garota que beijou Pacer Burton" (Elvis no filme).  Mas ela se defendeu dizendo que era uma mulher casada e feliz. Além disso o beijo era técnico. Mas Larry Hagman, seu parceiro em "Jeannie é um Gênio", parece ter tido uma queda, mesmo que leve, pela atriz. Algum tempo depois ele comentaria durante uma entrevista: "Barbara Eden é a garota mais linda do mundo".  
  3. O episódio piloto de "Jeannie é um Gênio" foi filmado em Malibu, Califórnia, em Point Dune State Beach.
  4. Farrah Fawcett estreou a carreira de atriz na série, interpretando Tina, a namorada de Roger Healey de 1969 a 1970
  5. Jeannie tinha uma irmã gêmea, também chamada Jeannie, que era Barbara Eden portando uma longa peruca marrom escura. A segunda Jeannie trajava um figurino azul para se diferenciar da boa Jeannie que vestia rosa. A cor foi escolhida pela própria protagonista.
  6. A casa do Dr. Alfred Bellow (Hayden Rorke) era a dos Stephens, de "A Feiticeira", que foi usada como set para a filmagem de alguns episódios de "Jeannie é um Gênio".
  7. As imagens externas da série foram filmadas em um rancho da Warner Brothers e as internas na Sunset Gower Studios.
  8. A série ganhou dois filmes. O primeiro foi "Jeannie é um Gênio: Quinze anos Depois", em 1985; e o segundo, "Jeannie ainda é um Gênio", em 1991. Sob contrato na série "Dallas", o protagonista Larry Hagman não participou de nenhuma das adaptações. 
  9. Em 1973 o estúdio Hannah-Barbera transformou a série em desenho animado. As duas temporadas de "Jeannie" foram exibidas de 1973 a 1975. 
  10. O nome verdadeiro de Barbara Eden é Barbara Jean Moorehead. Quando tinha vinte anos conheceu uma mulher chamada Barbara Eden. Como a amiga não era do show business, Barbara tomou emprestado o sobrenome dela, Eden. 
  11. Em homenagem à série Barbara Eden batizou o cachorro dela de "Djinn".
  12. "Jeannie é um Gênio" foi ao ar de 18 de setembro de 1965 a 1 de setembro de 1970. 
  13. O primeiro episódio de "Jeannie é um Gênio" se chama "The Lady In Bottle". Foi escrito por Sidney Sheldon e dirigido por Gene Nelson.
  14. O último foi intitulado "My Master, the Chili King". Foi escrito por James Henerson e dirigido por Claudio Guzman.
  15.  "Jeannie é um Gênio" teve cinco temporadas totalizando 139 episódios. Quando anunciaram o fim da série, Barbara Eden perguntou o porquê do encerramento da programação a Sidney Sheldon, que respondeu: "A princípio não imaginava que chegaríamos ao capítulo 100 e termos passado disso foi uma grande coisa".
  16. "Jeannie é um Gênio" foi indicada ao Emmy apenas uma vez, em 1967, e não ganhou.
  17. Barbara Eden foi indicada duas vezes ao Globo de Ouro pelo sitcom. A primeira vez em 1967 e a segunda em 1970. Porém também não venceu nenhuma das nomeações.
  18. Parte do sucesso do sitcom foi atribuído a Barbara Eden que foi aclamada pela mídia como uma das mulheres mais sexies do planeta. Quando soube disso, Eden reagiu dizendo: "Estranho, quando eu estava na Fox nunca fui tratada como um símbolo sexual".
  19. Pouca gente sabe, mas a abertura de "Jeannie" deveria ter uma letra. Para quem desconhecia nós a postamos aqui. A música e a letra foram assinadas pelos compositores Hugo Montenegro e Buddy Kaye: Jeannie, fresh as a daisy/Just love how she obeys me/Does things that just amaze me so/She smiles, presto, the rain goes/ She blinks, out pops a rainbow/Cars stop, even the train goes slow/When she goes by/She paints sunshine on every rafter/Sprinkles the air with laughter/  We're close as a quarter after three/There's no one like Jeannie/ I'd introduce her to you/ But it's no use, sir/Cause my Jeannie's in love with me/ She's in love with me!
  20. Barbara Eden começou a cantar muito jovem, segundo a escritora Gina Meyers, aos 16 anos. O começo foi difícil pois era considerada baixa e não muito bela. Depois de fazer alguns papéis sem muita importância conseguiu a oportunidade de trabalhar com Elvis Presley em "Estrela de Fogo". Mas não imaginou que o estrelato só viria com "Jeannie é um Gênio", que a imortalizou.  
Fonte: MEYERS, Gina. 101 Things To Learn About I Dream of Jeannie. Serendipity Media Group. Edição do Kindle.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veronica Lake: Bela, Sofisticada e Misteriosa

Três Irmãs: A História das Brontë